Apesar do que os números da diversidade possam sugerir, não existe uma abordagem única para chegar ao topo. Mas, para mulheres interseccionais, trabalhar duas vezes mais do que seus colegas é apenas metade da batalha para o sucesso.
Sim, trabalho duro é necessário. Mas também o know-how e a coragem para navegar pelos preconceitos, microagressões e discriminação que muitas vezes surgem por ser a única – uma experiência da qual muitas mulheres negras estão cientes.
De acordo com o último relatório “ Women in the Workplace ” da Lean In e da McKinsey & Company, as mulheres negras líderes são mais ambiciosas do que suas colegas, mas enfrentam maiores barreiras para progredir. Em comparação com outras mulheres em seu nível, as líderes negras têm mais probabilidade de ter colegas questionando sua competência no trabalho, com uma em cada três mulheres negras dizendo que foram preteridas em oportunidades por causa de características pessoais, incluindo raça e gênero.
Compilamos uma lista de oito livros de liderança, escritos por autoras negras, que ajudarão a todas a navegar na política de trabalho para se tornarem melhores líderes. Os livros aprofundam em como algumas das mentes mais brilhantes nos negócios tiveram sucesso.
Empoderamento por Joice Berth
Joice abre a discussão sobre a teoria do empoderamento a partir de diversas teorias que hoje se dedicam ao tema. Muito mais que uma tradução literal do termo estrangeiro, é uma prática cotidiana para a igualdade.
Lugar de Fala por Djamila Ribeiro
Parte da coleção Feminismos Plurais, o livro tem como objetivo apresentar debates importantes referentes a diversos movimentos, de forma didática e acessível.
Liderar para Vencer: Como Ser um Líder Poderoso, Impactante e Influente em Qualquer Ambiente por Carla Harris
Em seu último livro, a executiva e palestrante principal do Morgan Stanley destaca oito coisas sobre as quais todo executivo deve ter a intenção de se tornar um líder poderoso e impactante, não importa onde trabalhe.
The Waymakers: abrindo o caminho para a equidade no local de trabalho com competência e confiança por Tara Jaye Frank
The Waymakers destaca a importância de alcançar a equidade nos espaços profissionais. Frank, um estrategista e consultor de patrimônio, usa dados e estudos de caso para ajudar a orientar os líderes sobre como eles podem criar iniciativas de DEI sustentáveis em suas organizações.
The Memo: O que as mulheres de cor precisam saber para garantir um lugar à mesa por Minda Harts
No livro best-seller de Harts, The Memo, encontramos um aconselhamento de carreira muito necessário, com conclusões acionáveis não apenas para mulheres líderes, mas para todos os líderes, que desafia a abordagem de tamanho único para o sucesso.
Solte a Bola: Conquistando Mais Fazendo Menos por Tiffany Dufu
Em Drop the Ball , Dufu oferece conselhos práticos sobre como as mulheres podem reavaliar as expectativas, diminuir sua lista de tarefas e se envolver significativamente na assistência de outras pessoas para ter sucesso no trabalho e em casa.
Assumidamente ambicioso: assuma riscos, quebre barreiras e crie sucesso em seus próprios termos por Shellye Archambeau
Em Unapologetically Ambitious , Archambeau compartilha estratégias práticas de como os líderes podem atingir seus objetivos pessoais e profissionais, independentemente de sua formação. Ao longo do livro, a ex-executiva da IBM, também conhecida como uma das primeiras CEOs negras do Vale do Silício, apresenta dicas para superar a síndrome do impostor, construir sua rede e estabelecer uma reputação respeitável que leva a um maior sucesso.
Acting Up: Vencer nos negócios e na vida usando a sabedoria caseira por Janice Bryant Howroyd
Em Acting Up , Howroyd detalha sua jornada para se tornar a primeira mulher negra a construir e possuir uma empresa de bilhões de dólares, The ActOne Group. Ela detalha os princípios de liderança pelos quais vive e por que incentiva todos os líderes a abraçar sua singularidade para conquistar seus objetivos nos negócios.