Você sabe o que é GAS-LIGHT-ING?

gaslighting

Gaslighting não acontece só no BBB

A relação entre Bruna Griphão e Gabriel, participantes do BBB 23, tem aberto discussões importantes sobre relacionamento tóxico e gaslighting (ato ou prática de manipular alguém psicologicamente, distorcendo ou falsificando fatos ou informações em benefício de quem manipula a outra pessoa).

Curiosamente, gaslighting foi eleita a palavra do ano em 2022 pela Merriam-Webster, editora de dicionários mais antiga dos Estados Unidos.

O termo surgiu por causa do título de uma peça de 1938, chamada de Gas Light (Luz a Gás, em tradução literal). A obra conta a história de um casal da era vitoriana que se relaciona por meio de mentiras e manipulações. Jack, o personagem principal, tenta convencer Bella, sua esposa, de que ela está enlouquecendo: Bella reclama que a luz a gás da casa está cada vez mais fraca – e Jack insiste que é tudo fruto da imaginação dela.

Gaslighting é praticado de forma muito sutil, mas persistente o suficiente para levar a vítima a questionar sua sanidade mental ou sua percepção dos fatos. A armadilha mais perigosa do gaslighting é que a manipulação não é completamente fantasiosa, é uma distorção de percepção. Isso pode ocorrer de várias formas: inversão de fatos, sentimento de culpa, isolamento, ridicularização…

“Acho que estou exagerando”, “sou muito ciumenta”, “ele vai me deixar por ser tão difícil”, “estou ficando louca” ou “ninguém vai me amar como ele” são frases do âmbito pessoal, provocadas pela manipulação, que minam a auto-confiança de muitas mulheres e às levam até lugares como: “não sou boa o bastante para isso”, “não vou conseguir dar conta desse cargo”, “não sou capacitada o suficiente”, “não mereço um salário mais alto”, “devo agradecer por ter um emprego, sem exigir mais nada”… Pensamentos que atingem mulheres bem-sucedidas, mesmo em altos cargos de liderança.

Gaslighting não é praticado apenas em relacionamentos amorosos, pode ser comum em relações de trabalho, entre liderança e liderados ou mesmo entre pares. A discussão sobre esse tipo de relação, em um programa de grande alcance, é muito importante para que as mulheres tenham consciência do que estão passando e se fortaleçam, e empresas avancem em ambientes cada vez mais equitativos e saudáveis.

TODAS GROUP 

Estamos construindo a nova liderança feminina do Brasil.

Compartilhe: